EDUCATIONAL PAVILION, SERRALVES FOUNDATION
Porto, Portugal
2024

[PT]
A antiga Quinta do Mata-Sete localizada no extremo sudoeste do Parque de Serralves funciona hoje como quinta pedagógica da Fundação. Com uma lógica pragmática ditada pela função agrícola distingue-se do desenho geometrizado de influência francesa do restante parque. Este projecto, surgido da necessidade de criação de um espaço multifuncional dedicado a actividades pedagógicas da Quinta localiza-se num ponto de charneira destas duas realidades.
Procurando uma transformação mais perene do território, recorreu-se ao léxico de materiais que já caracterizam o parque e a sua humanização, propõe-se uma intervenção em dois gestos de transformação elementares: com um conjunto de grandes blocos de granito desenha-se um muro de baixa altura que pela sua geometria e relação com o terreno permite a criação de um espaço naturalmente abrigado e confinado num gesto mais telúrico do que arquitectónico, aludindo às formas de transformação do território mais rudimentares como os campos masseira do norte litoral de Portugal. Sobre este muro surge uma cobertura de madeira que, soltando-se do plano do terreno acaba de conter o espaço e desenha uma área de estufa fechada.
A presença da construção resulta serena na relação longínqua com o parque, e dominadora na relação mais próxima que estabelece com a horta produtiva para onde se abre. A adaptabilidade da intervenção ao longo do tempo foi uma das premissas do projecto. Se a cobertura, de materialidade mais efémera, desaparecer, ficarão apenas muros de configuração do terreno como parte integrante do vasto parque. Com esta intervenção pretende-se que seja ampliado e reforçado o carácter lúdico e instrutivo da horta, informando o público acerca da “natureza” da paisagem, enquanto coisa inevitavelmente construída.
Technical Information
Architecture: depA Architects
MEP: Valeng
Construction: C armo Estruturas em Madeira
Photography: José Campos and Francisco Ascensão
Commission: Serralves Foundation



















